quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tempestades no Sul dos Estados Unidos causaram pelo menos 200 mortos

Pelo menos 200 pessoas morreram em violentas tempestades que afectaram o Sul dos Estados Unidos na quarta-feira, referem os balanços provisórios divulgados pela agência noticiosa norte-americana "AP". Veja vídeos em baixo

O estado mais atingido foi o Alabama, sudeste dos EUA, onde, segundo o "New York Times", morreram pelo menos 131 pessoas na sequência das tempestades.

Chuvas intensas e tornados provocaram mortes também nos estados do Arkansas, Kentucky, Mississipi, Tennessee, Virgínia e Geórgia. Em todos estes estados, com excepção da Geórgia, foi decretado o estado de emergência e os respectivos governadores pediram auxílio à Guarda Nacional para as operações de socorro.

Ainda na quarta-feira, o Presidente norte-americano, Barack Obama, ordenou às entidades federais de protecção civil que "ajam rapidamente" para prestar ajuda ao Alabama.

O serviço de meteorologia dos EUA (NWS) afirmou que o Sul do país foi fustigado por mais de 300 tornados desde sexta-feira. Na quarta-feira foram registados 130.

Um dos tornados chegou à cidade de Tuscaloosa, a mais destruída pelas tempestades, às 17.00 horas de quarta-feira (22.00 horas em Lisboa).

O presidente da Câmara de Tuscaloosa, Walter Maddox, disse à cadeia norte-americana CNN que o tornado "arrancou os telhados e as fachadas" de vários edifícios.

Tom Bradshaw, porta-voz do NWS, disse ao "New York Times" que os ventos no Alabama chegaram a atingir os 200 quilómetros por hora. O Alabama e o Arkansas também foram atingidos por chuvas de grande intensidade, que causaram inundações.

As intempéries começaram na sexta-feira e já afectaram 21 estados no centro e no Sul dos Estados Unidos.






in JN online, 28-4-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário