quarta-feira, 27 de abril de 2011

Piloto de 21 anos aterra aeronave em auto-estrada do Canadá

Um jovem piloto, de 21 anos, foi obrigado a realizar uma perigosa manobra de aterragem durante uma aula prática de voo, numa auto-estrada movimentada do Canadá, depois da sua aeronave apresentar problemas com o motor. Veja o vídeo em baixo.

Quatro canadianos que estavam a bordo de um pequeno avião "Cessna" passaram por um enorme susto durante uma aula prática de voo, quando regressavam à escola de aviação em Bromont, depois de um "passeio" pelos céus de Montreal.

Por volta das 15 horas do Canadá, o motor da aeronave apresentou algumas falhas mecânicas. Sem conseguir ganhar altitude e com problemas para controlar o avião, Ugo Derout, um jovem piloto "aprendiz", de 21 anos, teve de procurar uma pista no meio do "nada" para executar uma manobra de aterragem forçada.

A pista de uma auto-estrada no percurso para a capital Quebec foi a única solução viável encontrada pelo piloto. A via servia de locomoção para milhares de condutores que regressavam do trabalho na "hora de ponta" canadiana.

A tripulação passou por momentos de tensão, já que o piloto ainda era muito inexperiente, a aeronave apresentava diversas falhas mecânicas e o terreno escolhido para aterrar não era o ideal.

Apesar de tudo conspirar contra, Ugo Derout mostrou grande perícia e aterrou o "Cessna" sem grandes sustos, enquanto era observado por condutores de camiões, motas e automóveis, incrédulos com a façanha que o jovem piloto tinha acabado de realizar.

Na gravação, Ugo foi festejado ao som de "bom trabalho, bom trabalho", pelos seus colegas. Nenhum dos passageiros apresentou ferimento.

"Nas nossas aulas de voo, aprendemos que isto (aterrar numa auto-estrada) é a melhor coisa a fazer nesse tipo de situação", disse Ugo ao "Daily Mail", acrescentando que não teve tempo para sentir medo.

Sem perder a boa disposição, Ugo Derout, que tem 180 horas de voo acumuladas, afirmou que esta foi a sua "melhor aterragem até ao momento".





in JN online, 27-4-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário