sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Los Angeles, EUA: Bebé com gémeo parasita operado com êxito

«Bebé nepalês que nasceu com parte do corpo de um gémeo agarrado ao seu estômago submetido a cirurgia inédita em Los Angeles. Veja o vídeo em baixo (contém imagens que podem chocar os mais sensíveis).



Ao ver Rishabh Ghimire a brincar alegremente com os dois irmãos mais velhos, ninguém imagina os problemas que este bebé nepalês, de 22 meses, já teve que enfrentar.

De acordo com o jornal britânico "The Sun", Rishabh nasceu com um gémeo parasita apenas meio-formado, agarrado ao seu estômago, que se alimentava do seu sangue e, por isso, colocava a sua vida em risco. Mas graças a uma intervenção cirúrgica inédita, no início deste ano, o bebé encontra-se agora bem de saúde.

Rishabh nasceu em Janeiro do ano passado e é o filho mais novo de Rishi e de Januka. Nasceu com parte do corpo de um gémeo agarrado ao seu estômago. Esse corpo tinha os dois braços e as duas pernas completamente formados, mas não tinha cabeça.

O Octoboy, como passou a ser conhecido, é uma das cerca de 200 mil crianças que todos os anos nasceu com esta malformação. Esta ocorre quando os gémeos têm dificuldades em separar-se no útero e o mais fraco continua agarrado ao irmão, alimentando-se do seu sangue. Caso não fosse sujeito a uma intervenção cirúrgica, este bebé teria morrido.

Num documentário televisivo, onde a história de Rishabh é contada, vê-se Januka, a mãe, a cuidar do filho antes da operação. "Ele é o meu pequeno rei, mas ele não pode comer e está sempre a chorar", lamenta. "Ele é muito magro e está doente dia e noite. Quando o vi pela primeira vez, não sabia o que pensar. Estávamos confusos porque nunca tinhamos visto ou ouvido falar de algo assim", confessa.

Alguns aldeões acreditavam que Rishabh era a reencarnação de Vishnu, uma deusa hindu que tem quatro braços e quatro pernas. Outros diziam que Januka era uma bruxa ou a mãe de um fantasma vivo.

Após a emissão deste documentário, a associação Mending Kids International, liderada pelo cirurgião-pediatra americano James Stein, ofereceu-se para realizar a intervenção cirúrgica no Hospital Pediátrico de Los Angeles, nos EUA.

Stein visitou a família de Rishabh no Nepal e a operação ficou marcada para o início deste ano. Na altura, o médico explicou que o bebé não estava a crescer normalmente e que algo poderia correr mal durante a cirurgia.

Um exame realizado previamente no Nepal mostrou que o gémeo parasita não tinha cérebro, coração ou órgãos internos próprios, apenas o fígado era partilhado com Rishabh.

Durante cinco horas, uma equipa de 10 elementos esteve ocupada a separar cuidadosamente os dois corpos, com sucesso. Depois de 10 dias em observação, Rishabh pôde ir para casa com a família. Uma vez que já estava livre do irmão-parasita, o bebé pôde gatinhar pela primeira vez.»





in JN online, 26-11-2010



1 comentário:

  1. jesus estar vontando e as pessoas nao acreditam, a biblia fala que quando jesus estive vontando vamos ver coisas que ate deus duvida, que deus abençoe essa criança com muita saude, eu vi as imagens e fiquei emocionada com as imagens.

    ResponderEliminar