sexta-feira, 19 de novembro de 2010

China: Panda vidente substitui polvo Paul?

«Na China, um panda adivinhou o vencedor da medalha de ouro dos Jogos Asiáticos. Já houve críticas dizendo que a escolha do animal foi condicionada. Será este panda o novo polvo Paul?


Bo Si é um panda que vive no Xiangjiang Safari Park de Guangzhou, na China. Com a mesma técnica utilizada com o polvo Paul nas suas previsões para o Mundial 2010 na África do Sul, o panda terá acertado ao escolher que o vencedor da medalha de ouro nos Jogos Asiáticos seria Yuan Xiaochao. De facto, assim aconteceu, mas o resultado pode não ter sido tão profético quanto parece.

A China é um dos favoritos para a vitória em competições deste género, e a "escolha" do panda pela resposta certa terá sido condicionada a partir daí.

Escolha condicionada

É que o nome do atleta chinês foi colocado num pedaço de bambu, enquanto o do outro atleta foi colocado numa maçã. Ora, a alimentação base de um panda é bambu, pelo que seria de esperar que este escolhesse este resultado, o que para os críticos significa boicote do resultado e, sobretudo, golpe de publicidade.

Com ou sem dom adivinhatório, a verdade é que esta história levou a um considerável aumento de visitas ao Xiangjiang Safari Park para ver os 12 pandas gigantes aí residentes, e em particular o já famoso Bo Si.»


in Expresso online, 19-11-2010


Sem comentários:

Enviar um comentário