sábado, 13 de novembro de 2010

Como um gato a beber leite se tornou o assunto do dia

«Vários sites da imprensa internacional, incluindo a prestigiada revista de tecnologia Wired, deram destaque esta sexta-feira, a um vídeo que esclarece uma questão sobre a qual os cientistas se debruçavam há anos e que mereceu até espaço na Science: como é que os gatos bebem sem molhar o queixo...

O assunto ocupou uma equipa de engenheiros, físicos e matemáticos durante três anos e meio, garante o britânico Daily Telegraph. E espante-se, o grupo incluiu cientistas do MIT.

Os investigadores queriam descobrir como é que os felinos conseguem levar o leite à boca e manter o queixo seco durante o processo. Ao que parece, os gatos têm uma técnica que mostra "um equilíbrio perfeito" entre duas forças da física.

O estudo mostrou que a língua dos gatos funciona mais como os tentáculos de um polvo ou a tromba de um elefante do que como a língua, por exemplo, dos cães.

O engenheiro Roman Stocker, do MIT, ficou curioso sobre a forma de beber dos felinos quando, há mais de três anos, observava o seu animal de estimação a tomar o pequeno-almoço. Como a língua do Cutta Cutta (o bicho) se movia demasiado depressa para permitir uma observação a olho nu, Stocker pediu uma câmara a um colega do MIT e filmou o gato a 120 frames por segundo. Os resultados foram mesmo publicados na Science de 11 de Novembro.»






in Visão online, 12-11-2010


Sem comentários:

Enviar um comentário