quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reino Unido: Luta de jaula entre crianças de oito anos está a chocar o país

Um combate entre dois rapazes de oito anos, no Norte de Inglaterra, está a chocar o país. Cerca de 250 pessoas pagaram para assistir à luta entre as duas crianças, que combateram dentro de um ringue fechado por uma rede. Veja o vídeo em baixo.

Os rapazes, sem capacete ou qualquer outra protecção, lutaram num ringue fechado por uma rede, à semelhança do que acontece num desporto conhecido como "cagefighting", luta de jaula. Cerca de 250 pessoas pagaram para assistir.

Aconteceu a 10 de Setembro, num clube social de Preston, foi gravado num vídeo publicado no Youtube, só descoberto esta quarta-feira. As lutas entre crianças foram já condenadas por políticos, por organizações da infância e por médicos.

Apesar de a polícia britânica ter já investigado o caso e concluído que não ocorreu nada de perigoso para os menores, o ministro do Desporto e Cultura, Jeremy Hunt, qualificou o espectáculo de "barbárie".

"Está bem atrair mais jovens para a prática desportiva, sobretudo depois dos problemas do Verão, mas pergunto-me se realmente se deve fazê-lo dentro de uma jaula", disse, em declarações à BBC, manifestando preocupação pelo facto deste tipo de desportos serem praticados por crianças tão pequenas.

A organização de protecção de infância NSPCC pediu aos pais que "não permitam que os filhos participem neste tipo de lutas", já que os menores "estão desenvolver-se física e mentalmente".

Um porta-voz da Associação de Médicos Britânicos advertiu para o facto de se defender a prática de desportos como o boxe e a luta em jaula com o argumento de que as crianças aprendem a gerir a agressividade através da disciplina e controlo.

"No entanto, há muitos outros desportos, como atletismo, natação, judo ou futebol, que requerem disciplina, mas não representam o mesmo risco de lesão cerebral", acrescentou o médico.

O pai de uma das crianças que participou no combate assegurou, também à BBC, que o filho não correu qualquer perigo. "Gosta deste desporto. E não é nada perigoso, é muito controlado. Gosta de o praticar, nunca o forçámos, mas se que quer fazê-lo, deixamos", disse.

Michelle Anderson, proprietária do clube de Preston, disse que as crianças não estavam a praticar "luta em jaula", só a empurra-se, sem murros. "Se se critica isto, é preciso também perguntar se está bem que as crianças pratiquem boxe ou judo", disse.

Anderson explicou, ainda, que o combate "foi perfeitamente legal", já que consistiu em lutas entre adultos e apenas com uma só "demonstração" entre crianças.




Texto in JN online, 22-9-2011
Vídeo in YouTube

Sem comentários:

Enviar um comentário