sábado, 10 de setembro de 2011

Finlândia: Construído primeiro edifício transportável do Mundo

A companhia finlandesa Neapo Oy construiu o primeiro edifício transportável do Mundo. Composto por três andares, ficará numa primeira fase na ilha de Hirvensalo, no arquipélago de Turku, na Finlândia.




O edifício tem 33 metros de comprimento, 12 de largura e 12 de altura e foi transportado, na passada quinta-feira, numa embarcação dos estaleiros STX de Turku, onde foi construído.

Os proprietários pretendem transportar o edifício para um novo local, também próximo da costa, já que as suas dimensões impossibilitam o transporte por via terrestre. Segundo a empresa que construiu o edifício, este é resistente, rígido e leve, e relativamente barato.
 
"Uma construção similar feita de concreto pesaria pelo menos cinco vezes mais, por isso não seria possível transportá-la da mesma maneira", disse à rede de televisão estatal ‘YLE’ o executivo-chefe da Neapo, Olli Vuola.

O edifício, conta com uma área útil de 864 m quadrados, e demorou apenas oito meses para ser construído, incluindo a montagem dos painéis de aço, a instalação eléctrica, o revestimento de azulejos nas casas de banho, o encanamento e o acabamento final de pisos e paredes.

A companhia finlandesa pretende exportar esta nova tecnologia para outros países, especialmente para o continente asiático onde os terramotos são muito comuns.

"Acreditamos que os nossos prédios com estrutura de aço podem interessar às construtoras asiáticas, já que são resistentes a terremotos", afirmou Vuola.


in CM online, 10-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário