terça-feira, 27 de setembro de 2011

Oceano Atlântico (costa da Irlanda): Encontrado tesouro de 150 milhões no fundo do mar

Foi encontrado um navio afundado durante a Segunda Guerra Mundial a mais de 4 mil metros de profundidade, no Oceano Atlântico. Os exploradores descobriram também um tesouro com cerca de 240 toneladas de prata, avaliado em cerca de 150 milhões de euros. Veja o vídeo em baixo.

A empresa norte-americana Odyssey Marine Exploration, que se dedica à exploração de barcos naufragados com cargas valiosas, anunciou a descoberta do cargueiro britânico "SS Gairsoppa" na segunda-feira e afirmou estar já a trabalhar na recuperação da carga.

"Tendo em conta o estado e a exposição dos destroços do naufrágio, estamos quase convencidos que podemos recuperar a carga", frisou Andrew Craig, director do projecto, que confessou estar entusiasmado com a descoberta.

Os pesquisadores foram capazes de confirmar, graças a um submarino dirigido por controlo remoto, a localização e a identificação do navio abatido pelos alemães no mês de Fevereiro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial.

O "SS Gairsoppa" está a 4700 metros de profundidade no Oceano Atlântico e a 480 quilómetros da , informou a companhia de exploração.

A Odyssey Marine Exploration pretende iniciar o processo de recuperação da carga na Primavera de 2012. "Tivemos sorte em encontrar os destroços em posição vertical, com os porões abertos e facilmente acessíveis", disse Greg Stemm, presidente da empresa com sede em Tampa, na Florida.

Será a primeira vez que se fará um resgate a esta profundidade e, caso a operação seja bem sucedida, será o mais valioso e o maior tesouro já recuperado do fundo do mar.

Depois de uma dura batalha, a Odyssey ganhou, em 2010, o concurso público para a recuperação dos destroços, aberto pelo governo britânico. A empresa esperava encontrar o navio num período de três meses, mas foi necessário mais de um ano só para localizar o casco.

A Odyssey Marine Exploration tem agora direito a reter 80% da carga e os restantes 20% irão ser entregues às autoridades britânicas e poderão render cerca de 34 milhões de euros.

O "SS Gairsoppa" zarpou da Índia, com destino a Liverpool, em Dezembro de 1940, carregando 200 tonelada de prata e 40 toneladas de ferro e chá. Devido às condições meteorológicas e à falta de combustível, o navio mercante distanciou-se do grupo de navios militares que integrava.

O comandante ainda tentou levar o cargueiro para Galway, na costa irlandesa, mas foi atacado pelo submarino alemão U101 e afundou-se. Apenas um dos 85 tripulantes sobreviveu ao ataque.

Recorde-se que a Odyssey está em disputa legal há vários anos com o governo espanhol, em relação aos destroços do galeão "Nuestra Senora de las Mercedes", do século XIX, encontrado ao largo de Portugal.

Um tribunal norte-americano decidiu na semana passada que a empresa teria de devolver às autoridades espanholas 17 toneladas de moedas de prata, com um valor estimado em 370 milhões de euros. A companhia já afirmou que irá recorrer da decisão judicial.





Texto in JN online, 27-9-2011
Vídeo in YouTube, 23-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário