sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tubarões avistados em praias do Algarve, Portugal

«Dois tubarões foram esta sexta-feira avistados na praia do Zavial, em Vila do Bispo, levando à evacuação de todos os banhistas que estavam na água, disseram os nadadores salvadores à agência Lusa.

Passava pouco das 17.30 horas quando dois tubarões foram avistados junto ao areal da praia do Zavial, em Vila do Bispo, levando a que todos os banhistas saíssem imediatamente do mar.

Alertados do acontecimento, os nadadores-salvadores presentes tomaram conta da situação e obrigaram os banhistas a sair do mar, bem como as três pessoas que estavam a fazer caça submarina.

As pessoas começaram a sair todas ao mesmo tempo perante o pânico de alguns familiares que estavam em terra a ver os dois animais aproximarem-se das pessoas, constatou a Lusa no local.

Um dos nadadores-salvadores disse à Lusa que a situação "não é normal", mas garantiu que se tratava da presença de tubarões e não de golfinhos, como inicialmente se suspeitou.

Segundo a mesma fonte, os dois tubarões tinham cerca de 4 metros.

Pouco tempo depois os tubarões começaram a afastar-se até deixarem de ser vistos. A situação já está controlada, não há mais sinal dos animais, mas mais nenhuma pessoa se arrisca a ir a banhos.

A presença dos tubarões avistados esta sexta-feira na costa algarvia deve-se à subida da temperatura da água do mar, disse à Lusa o comandante da Zona Marítima do Sul.

Foram aconselhados a sair da água, e também a Sul da Ilha da Fuseta, em Olhão.

Com a temperatura da água a rondar os 23 graus no Sotavento (Leste algarvio) e os 18 graus no Barlavento, é "normal" que se avistem tubarões, referiu Marques Ferreira.

Na Fuseta, os tubarões foram avistados por um navio a cerca de 7 milhas da costa (aproximadamente 13 quilómetros), acrescentou.

Aquele responsável garantiu, contudo, que não foi necessário proceder à evacuação das praias, uma vez que os tubarões não estavam junto à zona balnear.

"Sempre que há Levante [vento quente e seco que sopra de Leste] é normal que se avistem tubarões, situação que já aconteceu no verão passado", desdramatiza.»


in JN online, 19-8-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário