segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diana Nyad, com 61 anos, vai nadar entre Havana e Florida

A nadadora norte-americana Diana Nyad, de 61 anos, iniciou, em Havana, uma travessia de três dias entre Cuba e Cayo Hueso, nos Estados Unidos, sem protecção anti-tubarões, que abundam no estreito da Florida.


- Diana Nyad pouco antes de iniciar a travessia -


Diana Nyad começou a nadar, cerca das 01.47 horas de Portugal continental, no canal principal do centro turístico "Marina Ernest Hemingway", a oeste da capital cubana.

Uma equipa de cerca de 40 pessoas viajam em embarcações que escoltam a travessia, que demorará a percorrer cerca de 60 horas, segundo explicou a nadadora numa conferência de imprensa poucas horas antes de se lançar ao mar.

Dois caiaques e quatro mergulhadores equipados com um sistema de GPS e dispositivos de ondas eléctricas acompanham Diana Nyad para evitar eventuais ataques de tubarões.

Em 1978, esta nadadora tinha já tentado cumprir a travessia do estreito da Florida, mas as condições climatéricas adversas não o permitiram.

A nadadora explicou que se tem vindo a preparar para este desafio nos últimos dois anos.

Além dos tubarões, Diana Nyad terá de enfrentar nesta prova outras ameaças como a possibilidade de sofrer de desidratação, hipotermia, náuseas, delírio e desorientação.

Mas a nadadora está confiante e disse esperar alcançar na próxima quinta-feira as praias de Cayo Hueso, no sul da Florida, e que irá fazer apenas pausas de 45 minutos para beber água e ingerir alimentos como chocolate e fruta.

Diana Nyad foi considerada a melhor nadadora do mundo de grandes distâncias e cumpriu várias marcas como a de sete horas e 57 minutos para dar a volta à ilha de Manhattan, quando contava 50 anos.

 
in JN online, 08-8-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário