sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Itália: Resolvido mistério da cúpula da catedral de Florença

O arquitecto italiano Massimo Ricci descobriu, finalmente, o segredo da cúpula da catedral de Florença. Depois de 40 anos de pesquisa resolveu a charada de Filippo Brunelleschi, que durante seis séculos foi um mistério para tantos arquitectos.


- A cúpula da Catedral de Florença na Itália -


Filippo Brunelleschi, um génio arquitecto do Renascimento, não só tornou a cúpula de Santa María del Fiore num monumento robusto e espectacular, símbolo da confiança humanista depois dos temores medievais, como, também, se esmerou em esconder o truque que suporta a estrutura.

Um segredo bem guardado por baixo dos tijolos vermelhos e dos painéis de mármore. Desde 1425, ano em que as obras começaram, o projecto de construção de Brunelleschi manteve-se um mistério.

Os construtores da cúpula dispuseram os tijolos vistos por fora de uma forma diferente dos da abóbada interior. Na verdade, são os que sustentam o peso da construção. Assim, todos os que só olhavam a cúpula de fora pensavam ter à frente a técnica adoptada pelo arquitecto, o que não era bem verdade.

Os tijolos interiores "estão colocados em diagonal, como a espinha de um peixe, sem utilizar material metálico, como argumentaram alguns investigadores do passado, e a cúpula segura-se só e graças a um sistema de cordas que permitia calcular a posição e o ângulo exactos onde colocar cada tijolo", explicou Ricci.

Para confundir ainda mais as ideias de possíveis imitadores, Filippo Brunelleschi mandou "marcar a parte dos tijolos que ficava à superfície com um sulco, para fazer acreditar que foram dispostos em longitude e não lateralmente. Um sistema único e nunca mais repetido na história".

"Despistar e confundir as ideias dos outros era um traço característico da personalidade de Brunelleschi. Ele achava divertido o facto de ninguém poder desvendar o seu segredo", disse Massimo Ricci, enquanto apresentava a sua descoberta aos cidadãos reunidos no Palazzo Vecchio, em Florença, e a quem o seguia na página web da National Geographic Society.

Massimo Ricci e a equipa conseguiram desvendar o mistério graças a avanços tecnológicas muito refinados, aproveitando uma frecha que se abriu na abóbada. Através da fissura, puderam colocar uma sonda que abria caminho entre os tijolos e gravava o que via. Ricci comandava a minúscula câmara e ia traçando um diagnóstico do interior do monumento. Descobriu assim aquilo que durante seis séculos tantos sonharam saber.

Na sala onde decorreu a apresentação da descoberta, também se expuseram as maquetes das três gruas utilizadas para edificar a cúpula e a do barco inventado por Brunelleschi para levar o material do mar até à cidade.

"Esta embarcação é outro exemplo do seu génio. É o primeiro exemplo na História de um barco que funciona com uma hélice. Brunelleschi construiu-a por si só e pondo dinheiro do próprio bolso. Em troca, obteve o Palazzo Vecchio e a permissão de alugá-lo e exigiu que se queimasse qualquer tentativa de imitação", contou Massimo Ricci.



in JN online, 11-11-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário