terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Brighton, Inglaterra: Inglês pode ser notificado por ter um cão... que anda de skate

Jonathan Fell vive em Brighton, Inglaterra, com o seu cão Bodhi, de quatro anos, que gosta de andar de skate. Na cidade, a maioria das pessoas gosta e acolhe Bodhi quando este se põe em cima da tábua, mas uma queixa à Câmara Municipal pode valer a Jonathan Fell um ASBO (Notificação de Comportamento Anti-social), notificação apresentada a alguém que cometa delitos menores. Veja vídeo em baixo

Este tipo de notificações pode ser aplicado a pessoas com mais de 10 anos e serve para condenar comportamentos impróprios, interditando as pessoas consoante a queixa que motivou o ASBO.

Parte integrante do sistema judicial do Reino Unido e da Irlanda, os ASBO são geralmente aplicados a alguém bêbedo na via pública, a quem ande de transportes públicos sem bilhete, roubos ou outros atos de vandalismo. Normalmente são apresentados em forma de multas, mas se forem reincidentes podem dar pena de prisão até cinco anos.

Se Fell receber uma destas punições, será o primeiro caso de um ASBO aplicado por um cão skateboarder, algo que não parece desmotivar o dono do animal, um homem de 51 anos.

"Posso ser o primeiro homem a receber um ASBO por ter um cão que anda de skate. Teria orgulho nisso e podia exibi-lo numa parede", disse ao "Telegraph ".

Segurança nas ruas, cão fora do skate

O inglês está avisado para ter Bodhi sob controlo, ou seja, pode andar de skate, desde que o faça com trela (ou sejam criados halfpipes em parques exclusivos para cães, algo que parece pouco provável). Mas Fell considera desnecessário já que Bodhi "está sempre sob controlo. Se o chamar ele vem e fica quieto", garante.

"Não tenho a certeza do que fazer. Penso que ele ficaria triste se não puder andar de skate, por isso não o posso impedir", adiantou o dono, rejeitando a ideia de ter Bodhi com trela, algo que o impediria de andar de skate.

Apesar de um porta-voz da Câmara Municipal dizer que Bodhi "é muito bem-vindo nos parques", face à queixa apresentada, tem de lembrar o dono de que "os cães têm de ser mantidos sob trela nas ruas e nos passeios por questões de segurança."




in Expresso online, 14-02-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário