domingo, 29 de junho de 2014

André Sousa Bessa, filho de Judite de Sousa, em morte cerebral. Dizem que foi Acidente...




«André Sousa Bessa, 29 anos, está em coma profundo e em estado crítico. Caiu numa piscina e bateu com a cabeça, onde esteve quase 20 minutos debaixo de água antes de alguém dar o alerta.

Em choque e sentada numa cadeira de rodas. Foi desta forma que Judite Sousa se despediu ontem à noite do seu único filho, na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Garcia de Orta, Almada, embora a morte ainda não tivesse sido declarada. André Sousa Bessa, 29 anos, estava, à hora de fecho desta edição, em morte cerebral, resultado de um acidente numa piscina ocorrido durante a madrugada. Sobrevivia ligado às máquinas de suporte de vida. 

Segundo o CM apurou, o filho da jornalista da TVI estava na casa de amigos em Picheleiros, Azeitão, quando, pelas 04h30, caiu na piscina e bateu com a cabeça, em circunstâncias ainda por apurar. Esteve perto de 20 minutos submerso antes que alguém se apercebesse e desse o alerta. 

André Sousa Bessa foi socorrido pelo INEM e pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal e deu entrada no Hospital de São Bernardo em estado crítico: traumatismo craniano, sintomas de pré afogamento e outras lesões não especificadas. Mas nunca recuperou a consciência. Ficou num estado de coma não reativo. 

Judite Sousa não abandonou o filho desde que soube do acidente. Terá mesmo passado esta noite no hospital, na esperança de uma alteração do estado de André. O CM sabe que a administração do Hospital Garcia de Orta manteve a família do jovem sempre informada, efetuando relatórios periódicos. 

O filho da jornalista estaria em casa de amigos quando ocorreu o acidente. Hoje participariam todos num casamento em Belas, Sintra. O que realmente se passou só os amigos poderão explicar. Na altura do alerta – através do 112 – nenhuma força policial foi acionada, por se tratar de um acidente, mas os contornos do mesmo ainda não foram esclarecidos. 

Voluntários de Setúbal foram ajudar no local     

A chamada de socorro vinda da casa onde ocorreu o trágico acidente de André Sousa Bessa ocorreu pelas 04h30 de ontem. O destacamento dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, sediado em Azeitão, foi o primeiro a responder à chamada. 

Amigos e famosos estão solidários com a família 

André Sousa Bessa deu entrada no Hospital Garcia de Orta, em Almada, pelas 16h30. O filho de Judite Sousa saiu do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, transferido por uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). 

Mal souberam da triste notícia, amigos do jovem, colegas e personalidades públicas, próximas da apresentadora da TVI, começaram a chegar à unidade de saúde do concelho de Almada. José Eduardo Moniz foi dos primeiros. Ex-colega de Judite na RTP, antigo diretor de programas da TVI e atual consultor para a ficção do canal de Queluz de Baixo, preferiu não prestar declarações à comunicação social. 

José Alberto Carvalho, pivô da TVI e diretor de informação do mesmo canal, também não quis deixar de marcar presença. Ao CM, afirmou que “estava no local como amigo da família”, escusando-se a adiantar informações sobre o estado de saúde de André Sousa Bessa. Ao final da tarde, chegou ao Hospital Garcia de Orta o ex-ministro Adjunto Miguel Relvas, acompanhado pela mulher, Marta Sousa, e o empresário Joaquim Oliveira. Após cerca de hora e meia junto da família, o antigo governante saiu sem prestar declarações à comunicação social. 

Até às 00h00, mantinham-se junto ao hospital dezenas de amigos de André Sousa Bessa. 

Possibilidade de ser dador de órgãos 

Mal os médicos que assistiram André Sousa Bessa decretaram a morte cerebral, Judite Sousa, enquanto familiar mais próxima da vítima, foi confrontada com um pedido difícil. Foi solicitada a recolha de amostras de alguns órgãos do filho da pivô da TVI, no sentido de o registar como dador oficial de órgãos. 

Revolta contra a comunicação Social 

O ambiente entre as cerca de duas dezenas de amigos de André Sousa Bessa, que nunca arredaram pé do hospital, e a comunicação social foi sempre de grande tensão. Os jornalistas destacados para cobrir o acontecimento foram insultados e até alvo de tentativas de agressão por diversas vezes.»



Fonte: Correio da Manhã, 29 de Junho de 2014

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mulher nua a tomar banhos de Sol causou caos no trânsito




Um mulher nua a apanhar banhos de Sol lançou o caos numa rua da cidade de Viena, Áustria, quando se colocou no exterior de uma janela.

A imagem foi capturada por um estudante que presenciou a mulher a colocar as pernas de fora de uma janela num terceiro andar na capital austríaca. Em declarações aos meios de comunicação, Gregory Shakaki afirmou pensar que ele próprio estava a ser "afetado pelo Sol".

Vários jornais citam relatos de automobilistas indicando que houve alguns pequenos toques porque os condutores estavam distraídos a olhar e vários carros pararam e bloquearam a rua antes da Polícia chegar, altura em que mulher desapareceu da vista e fechou a janela.


Fonte: JN online, 19-6-2014

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Espanhola mordida por cobra na sanita de casa


«A localidade de Narón, na Galiza, em Espanha, vive em pânico depois de uma mulher ter sido mordida por uma serpente quando estava na casa-de-banho de sua casa. "O bairro entrou em psicose", conta um morador.



- imagem ilustrativa -


Iris Castroverde, uma cabeleireira de 30 anos, foi, domingo, à casa-de-banho de casa e estava na sentada na sanita quando sentido uma mordidela numa nádega. Segundo contou a vários jornais espanhóis, primeiro ouviu um barulho, seguido de um salpico e que depois sentiu uma picadela na nádega.

Quando se levantou assustada, viu uma cobra amarela e verde, da grossura de um tubo que escoava com a água do autoclismo.

Iris entrou em contacto com os serviços de emergência, descrevendo-lhes o réptil que, de acordo especialistas do centro de Recuperação de Fauna Selvagem de Oleiros, deverá ser uma espécie exótica.

A jovem foi reencaminhada para um hospital de Ferrol, para receber tratamento. No segunda-feira foi trabalhar, mas acabou por ir para casa por estar indisposta. Íris está recuperada, apesar de ainda apresentar algumas queixas.

"Aconteceu-me a mim, mas podia ter acontecido aos meus filhos", contou Iris Castroverde, citada pelo jornal espanhol "El Mundo". No rés-do-chão do prédio onde mora Iris com os filhos, de cinco e de três anos, existe uma creche.

As casas-de banho de casa da Íris foram encerradas pela polícia local e funcionários municipais. Os técnicos procuram descobrir a proveniência da serpente e se pode pertencer a um outro morador do prédio.»


Texto in JN online, 23 de maio de 2014
Imagem Google

domingo, 4 de maio de 2014

Adepto morre atingido por uma sanita após jogo de futebol no Brasil



«Um adepto morreu na sexta-feira à noite quando foi atingido por uma sanita atirada após o final de um jogo de futebol do campeonato da série B do Brasil, em Recife.





Após o encontro entre o Santa Cruz e o Paraná, que terminou empatado (1-1), um jovem de 26 anos, já fora do Estádio do Arruda, teve morte imediata ao ser atingido por uma sanita, que terá sido arrancada de uma casa de banho do estádio e lançada da arquibancada para o exterior.

Segundo a polícia local, que não deu muitos detalhes, outros três adeptos, apanhados por estilhaços, ficaram feridos e foram transportados ao hospital, embora não corram perigo de vida.

"Jogaram dois vasos sanitários. Infelizmente, um acabou matando o torcedor. Estamos tentando identificar pelas imagens de segurança quem jogou essa bacia", afirmou um responsável da Polícia Militar de Recife.

Paulo Ricardo Gomes da Silva era adepto do Sport e estava a apoiar o Paraná, já que as claques organizadas de ambas as equipes são aliadas. No final do jogo, tal como já tinha acontecido antes, registou-se uma rixa entre as claques do Paraná e do Santa Cruz e durante os distúrbios aconteceu a fatalidade.»


Fonte: Jornal de Notícias online, 4 de maio de 2014

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Madrid: uruguaio Jorge Diego degolou filho mais novo de 19 meses e apunhalou o mais velho



«Um homem matou, domingo à noite, em Madrid, o filho bebé de 19 meses e apunhalou nas costas o outro filho, de cinco anos. Numa carta, deixou escrito que cometeu os crimes para o bem das crianças.






Jorge Diego (na foto), um uruguaio de 32 anos, cometeu os crimes que estão a chocar Espanha, por volta da meia-noite de domingo. Antes, tinha pedido à ex-mulher e mãe das crianças para ficar com elas naquela noite. Foi detido pela polícia ainda no local do crime. "Foi para o bem dos meus filhos", disse repetidamente, enquanto estava a ser detido.

As crianças foram encontradas pela ex-mulher, que foi até à vivenda palco dos crimes, depois de ter tentado falar com Jorge várias vezes, sem sucesso. Usou a chave que ainda tinha de casa para entrar e deparou-se com o cenário macabro.

O ex-marido tinha degolado o filho mais novo, de apenas 19 meses. A criança estava em paragem cardio-respiratoria e já não pode ser ajudado pela equipa de emergência quando chegaram à casa. O filho mais velho, de cinco anos, tinha uma faca de grandes dimensões cravada nas costas, que não foi retirada no local devido ao risco de hemorragia. Depois de estabilizada, a criança foi transportada ao hospital, onde se encontra internada em estado grave.

A mãe, uma tia e a avó das crianças também foram assistidas pela equipa de emergência, devido a crises de ansiedade, e foram também encaminhadas para o hospital.

Um vizinho no condomínio de vivendas de Carabanchel, em Madrid, disse ter ouvido "muito barulho, uma discussão seguida de passos muito rápidos". Algo, que como era habitual, não estranhou.

Esta segunda-feira, a polícia ainda não tinha percebido qual era a intenção de Jorge Diego. A nota que deixou escrita indicia que terá pensado em suicidar-se, mas não o fez. Na carta, o homem explica que não queria ser um peso para ninguém, revelaram fontes da investigação citadas pelas Imprensa espanhola.

A polícia apurou, esta segunda-feira, que Jorge Diego maltratava a ex-mulher, quando ainda viviam juntos. No entanto, a mãe das crianças nunca apresentou queixa. O vizinho mais próximo da casa da família disse ao "El País" que apesar de o casal discutir com frequência, mas imaginou um desfecho assim.»

Fonte: JN online, 28 de abril de 2014

Autarca apalpa o traseiro da rainha Máxima da Holanda



Um vídeo que dá a ideia de um autarca holandês aproveitar uma cerimónia para apalpar o traseiro da rainha Máxima da Holanda está a gerar furor naquele país. O responsável local justificou-se dizendo não se lembrar de o ter feito, pelo menos de uma forma consciente.Veja o vídeo em baixo.

No passado sábado, a Holanda comemorou o Dia do Rei, ocasião em que o país celebrou o 47.º aniversário do rei Guilherme Alexandre.

Os meios de comunicação social holandeses "online" divulgaram um vídeo em que se vê o autarca da cidade de Amstelveen, Fred Graaf, aparentemente a acariciar as nádegas da monarca argentina, de 42 anos, na presença do próprio rei. Inclusivamente, no vídeo ouve-se a voz de um homem a gritar: "Ele está a tocar-lhe no traseiro!".

Confrontado com as imagens, o autarca recusou as acusações. "Não me recordo, mas de nenhum modo tê-lo-ia feito de uma forma consciente. Sei muito bem que aquilo não ficou nada bem", disse Fred Graaf à televisão holandesa.

O presidente da Câmara de Amstelveen fez notar que as imagens não permitem ver se estava realmente a tocar na rainha. "Podia ter havido uma distância de um centímetro entre nós", referiu.

O vídeo foi realizado por um jornalista norte-americano, que o colocou na rede social Youtube e depressa correu através de outras redes sociais.






Fonte: JN online, 28-4-2014

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Estátua de Arethia Tatarescu com seios grandes causa polémica




Os seios da estátua da mulher do ex-presidente Gheorghe Tatarescu estão a causar polémica na Roménia. O Ministério da Cultura exigiu que fossem refeitos por serem muito grandes, mas o artista recusa-se a fazer seios menores.

O chefe do Departamento da Cultura do distrito de Gorj, Pompiliu Ciolacu, afirmou que a obra, "artisticamente, é exagerada e isso significa que esteticamente não se parece com a imagem real da pessoa".

No entanto, Paul Popescu, autor da estátua de Arethia Tatarescu, recusa-se a refazer a obra porque "o tamanho do seio é uma questão de gosto. Nem todos têm que gostar do mesmo tipo de mulheres, da mesma forma que nem todas as mulheres gostam do mesmo tipo de homem".

A escultura, que custou cerca de cinco mil euros à Câmara de Gorj, "não tem pontos favoráveis" e "tem que ser refeita", defende o vice-ministro da cultura Radu Boroianu.

A estátua de Arethia Tatarescu está num parque da cidade natal da ex-primeira dama, em Targu-Jiu, no distrito de Gorj.

Arethia Tatarescu casou-se com o ex-presidente da Roménia, Gheorghe Tatarescu, e foi reconhecida pela sua beleza e amor pela arte e pela cultura.


Fonte: JN online, 22 de abril de 2014

Homem escapa por um triz a ser colhido por comboio


Um idoso escapou, por um triz, a ser trucidado por um comboio, ao atravessar uma passagem de nível cujas cancelas estavam fechadas. Por sorte, apenas ficou ferido numa perna e perdeu uma sapatilha. Veja o vídeo em baixo.

O caso aconteceu na cidade checa de Rajec-Jestrebi e as imagens foram captadas pelas câmaras de vigilância instaladas no local. O homem, de 77 anos, segue pela estrada e, no momento em que chega à passagem de nível, as cancelas baixam.

Mesmo assim, o idoso decide contornar a cancela e arriscar a travessia calmamente. Contudo, apercebe-se da aproximação do comboio e acelera o passo. A composição toca-lhe de raspão e o homem cai ao chão, com sorte afastado dos carris.

Após a passagem do comboio expresso com destino à estação de Brno, o homem levanta-se a cambalear e é assistido por um motociclista.

Por sorte, ficou apenas com ferimentos numa perna e perdeu uma sapatilha. Como cometeu uma ilegalidade, foi multado pela polícia.





Fonte: JN online, 23 de abril de 2014