Os seios da estátua da mulher do ex-presidente Gheorghe Tatarescu estão a causar polémica na Roménia. O Ministério da Cultura exigiu que fossem refeitos por serem muito grandes, mas o artista recusa-se a fazer seios menores.
O chefe do Departamento da Cultura do distrito de Gorj, Pompiliu Ciolacu, afirmou que a obra, "artisticamente, é exagerada e isso significa que esteticamente não se parece com a imagem real da pessoa".
No entanto, Paul Popescu, autor da estátua de Arethia Tatarescu, recusa-se a refazer a obra porque "o tamanho do seio é uma questão de gosto. Nem todos têm que gostar do mesmo tipo de mulheres, da mesma forma que nem todas as mulheres gostam do mesmo tipo de homem".
A escultura, que custou cerca de cinco mil euros à Câmara de Gorj, "não tem pontos favoráveis" e "tem que ser refeita", defende o vice-ministro da cultura Radu Boroianu.
A estátua de Arethia Tatarescu está num parque da cidade natal da ex-primeira dama, em Targu-Jiu, no distrito de Gorj.
Arethia Tatarescu casou-se com o ex-presidente da Roménia, Gheorghe Tatarescu, e foi reconhecida pela sua beleza e amor pela arte e pela cultura.
Fonte: JN online, 22 de abril de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário