segunda-feira, 28 de abril de 2014

Madrid: uruguaio Jorge Diego degolou filho mais novo de 19 meses e apunhalou o mais velho



«Um homem matou, domingo à noite, em Madrid, o filho bebé de 19 meses e apunhalou nas costas o outro filho, de cinco anos. Numa carta, deixou escrito que cometeu os crimes para o bem das crianças.






Jorge Diego (na foto), um uruguaio de 32 anos, cometeu os crimes que estão a chocar Espanha, por volta da meia-noite de domingo. Antes, tinha pedido à ex-mulher e mãe das crianças para ficar com elas naquela noite. Foi detido pela polícia ainda no local do crime. "Foi para o bem dos meus filhos", disse repetidamente, enquanto estava a ser detido.

As crianças foram encontradas pela ex-mulher, que foi até à vivenda palco dos crimes, depois de ter tentado falar com Jorge várias vezes, sem sucesso. Usou a chave que ainda tinha de casa para entrar e deparou-se com o cenário macabro.

O ex-marido tinha degolado o filho mais novo, de apenas 19 meses. A criança estava em paragem cardio-respiratoria e já não pode ser ajudado pela equipa de emergência quando chegaram à casa. O filho mais velho, de cinco anos, tinha uma faca de grandes dimensões cravada nas costas, que não foi retirada no local devido ao risco de hemorragia. Depois de estabilizada, a criança foi transportada ao hospital, onde se encontra internada em estado grave.

A mãe, uma tia e a avó das crianças também foram assistidas pela equipa de emergência, devido a crises de ansiedade, e foram também encaminhadas para o hospital.

Um vizinho no condomínio de vivendas de Carabanchel, em Madrid, disse ter ouvido "muito barulho, uma discussão seguida de passos muito rápidos". Algo, que como era habitual, não estranhou.

Esta segunda-feira, a polícia ainda não tinha percebido qual era a intenção de Jorge Diego. A nota que deixou escrita indicia que terá pensado em suicidar-se, mas não o fez. Na carta, o homem explica que não queria ser um peso para ninguém, revelaram fontes da investigação citadas pelas Imprensa espanhola.

A polícia apurou, esta segunda-feira, que Jorge Diego maltratava a ex-mulher, quando ainda viviam juntos. No entanto, a mãe das crianças nunca apresentou queixa. O vizinho mais próximo da casa da família disse ao "El País" que apesar de o casal discutir com frequência, mas imaginou um desfecho assim.»

Fonte: JN online, 28 de abril de 2014

Autarca apalpa o traseiro da rainha Máxima da Holanda



Um vídeo que dá a ideia de um autarca holandês aproveitar uma cerimónia para apalpar o traseiro da rainha Máxima da Holanda está a gerar furor naquele país. O responsável local justificou-se dizendo não se lembrar de o ter feito, pelo menos de uma forma consciente.Veja o vídeo em baixo.

No passado sábado, a Holanda comemorou o Dia do Rei, ocasião em que o país celebrou o 47.º aniversário do rei Guilherme Alexandre.

Os meios de comunicação social holandeses "online" divulgaram um vídeo em que se vê o autarca da cidade de Amstelveen, Fred Graaf, aparentemente a acariciar as nádegas da monarca argentina, de 42 anos, na presença do próprio rei. Inclusivamente, no vídeo ouve-se a voz de um homem a gritar: "Ele está a tocar-lhe no traseiro!".

Confrontado com as imagens, o autarca recusou as acusações. "Não me recordo, mas de nenhum modo tê-lo-ia feito de uma forma consciente. Sei muito bem que aquilo não ficou nada bem", disse Fred Graaf à televisão holandesa.

O presidente da Câmara de Amstelveen fez notar que as imagens não permitem ver se estava realmente a tocar na rainha. "Podia ter havido uma distância de um centímetro entre nós", referiu.

O vídeo foi realizado por um jornalista norte-americano, que o colocou na rede social Youtube e depressa correu através de outras redes sociais.






Fonte: JN online, 28-4-2014

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Estátua de Arethia Tatarescu com seios grandes causa polémica




Os seios da estátua da mulher do ex-presidente Gheorghe Tatarescu estão a causar polémica na Roménia. O Ministério da Cultura exigiu que fossem refeitos por serem muito grandes, mas o artista recusa-se a fazer seios menores.

O chefe do Departamento da Cultura do distrito de Gorj, Pompiliu Ciolacu, afirmou que a obra, "artisticamente, é exagerada e isso significa que esteticamente não se parece com a imagem real da pessoa".

No entanto, Paul Popescu, autor da estátua de Arethia Tatarescu, recusa-se a refazer a obra porque "o tamanho do seio é uma questão de gosto. Nem todos têm que gostar do mesmo tipo de mulheres, da mesma forma que nem todas as mulheres gostam do mesmo tipo de homem".

A escultura, que custou cerca de cinco mil euros à Câmara de Gorj, "não tem pontos favoráveis" e "tem que ser refeita", defende o vice-ministro da cultura Radu Boroianu.

A estátua de Arethia Tatarescu está num parque da cidade natal da ex-primeira dama, em Targu-Jiu, no distrito de Gorj.

Arethia Tatarescu casou-se com o ex-presidente da Roménia, Gheorghe Tatarescu, e foi reconhecida pela sua beleza e amor pela arte e pela cultura.


Fonte: JN online, 22 de abril de 2014

Homem escapa por um triz a ser colhido por comboio


Um idoso escapou, por um triz, a ser trucidado por um comboio, ao atravessar uma passagem de nível cujas cancelas estavam fechadas. Por sorte, apenas ficou ferido numa perna e perdeu uma sapatilha. Veja o vídeo em baixo.

O caso aconteceu na cidade checa de Rajec-Jestrebi e as imagens foram captadas pelas câmaras de vigilância instaladas no local. O homem, de 77 anos, segue pela estrada e, no momento em que chega à passagem de nível, as cancelas baixam.

Mesmo assim, o idoso decide contornar a cancela e arriscar a travessia calmamente. Contudo, apercebe-se da aproximação do comboio e acelera o passo. A composição toca-lhe de raspão e o homem cai ao chão, com sorte afastado dos carris.

Após a passagem do comboio expresso com destino à estação de Brno, o homem levanta-se a cambalear e é assistido por um motociclista.

Por sorte, ficou apenas com ferimentos numa perna e perdeu uma sapatilha. Como cometeu uma ilegalidade, foi multado pela polícia.





Fonte: JN online, 23 de abril de 2014